4 Maneiras de se desenvolver pessoal e profissionalmente sem gastar nada

Vira e mexe escuto as pessoas ao meu redor reclamando que gostariam, mas que não tem tempo de se atualizar. Que não tem tempo para estudar. Que tem muito trabalho. Que não conseguem sequer ler um livro.

Essas mesmas pessoas são as que costumam reclamar que falta dinheiro, tempo livre, foco… Consegue ver uma tendência? Tudo isso pode ser falta de foco e organização.

Não digo que esses problemas não me aflijam. Na verdade, eu sou um cara super desorganizado e esse é o real motivo pelo qual eu procurei aprender e seguir metodologias para alcançar melhores resultados para mim e meus clientes. Não fossem essas mesmas metodologias e mudanças de mindset, muita coisa do que faço hoje seria extremamente difícil de executar.

Anderson Palma + Conrado Adolpho

Mas será que eu preciso mesmo me atualizar?

Olha, eu assisti uma vez uma palestra de um cara que eu respeito muito, o Conrado Adolpho. Se você não o conhece, saiba que ele é um dos caras que mais entendem de marketing digital e mindset empreendedor no país (ou quem sabe no mundo), tendo escrito livros e criado a metodologia dos 8 P’s.

Nessa palestra, ele disse uma frase que mudou o conceito que eu tinha sobre meus problemas.

Você merece a vida que você leva.

E depois, ele continuou:

Você quer uma mercedes na garagem. Mas o que vc faz para conquistar o que você quer? Você tem um plano para isso?

A sua vida é como um campeonato de futebol. Você joga para ganhar, mas você não muda de divisão só porque diz que quer isso. Afinal, você está preparado para jogar nessa divisão. Você está acostumado com ela. Você sabe como jogar nela. Mas para jogar na divisão de cima, você precisa de mais. Precisa aprender mais, precisa jogar como quem joga na divisão de cima. Só assim, você consegue subir de categoria…

No fim das contas, cada um está preparado para o jogo que está jogando.

O que me leva a pensar que (com exceções, é claro)…

Cada um tem o que merece.

Eu não vou me estender nesse assunto, até porque não sou expert nele. Mas, assim como você, eu procuro sempre aprender mais e continuar estudando, porque essa é a única maneira de continuar “subindo de divisão”. Pensando em subir de divisão, eu preparei para você uma pequena listagem falando sobre maneiras para você subir de divisão que não te custam nada (ou quase nada).

4 Maneiras de se desenvolver pessoal e profissionalmente sem gastar nada

Como se desenvolver pessoal e profissionalmente sem gastar nada

1- Fortaleça sua rede de contatos

Você já deve ter ouvido dizer que você é a média das 5 pessoas com quem você anda, não ouviu? E meu saudoso pai já me dizia: Me fala com quem você anda que eu vou te dizer o quanto você vai apanhar. Eu sei. Prosaico né? Mas é verdadeiro. Leia esse artigo aqui se vc quer saber mais. Se você quer mesmo subir de divisão, é melhor andar com gente que ao menos não te puxe pra baixo (ou preferencialmente, te puxe pra cima), porque isso é extremamente complicado de melhorar. Ou vc acha que é fácil se relacionar melhor? Isso requer esforço e trabalho duro. Fale com pessoas que podem te acrescentar algo a mais, que possam te ensinar e te ajudar a ver o mundo de outra forma.

2- Tenha mentores

Eu sei que pagar um mentor não é exatamente de graça. Na verdade pode até custar bastante. Mas vc não precisa ter alguém com o cargo de mentor para que este seja seu mentor. Basta conhecer e andar com pessoas que tenham paciência de te ensinar e que possam te mostrar o caminho, especialmente se elas mesmas trilharam esse caminho. Acredite, faz a diferença.

3- Leia muitos livros

Conhecimento é o que nos trás resultados e não o contrário. Portanto, ir atrás de conhecimento pode ser simples, mas vai te dar muita bagagem e poupar erros crassos. E se vc estiver aí pensando que “livros custam caro” e não vale a pena gastar dinheiro com isso, te digo que vc está muito enganado. Mas se vc não tem grana para comprar, tente emprestar. Ou vá ao Google e dê uma busca por conteúdos que te interessam e podem te ajudar. Uma outra possibilidade é você simplesmente sair da internet e dar uma passada na biblioteca pública da sua cidade. Acredite, você vai aprender muito com essas simples mudanças!

4- Frequente grupos e palestras de otimização pessoal e profissional

Pode ser através da prefeitura da sua cidade, através de grupos específicos ou de institutos que ofereçam esse serviço como contribuição a sociedade. Talvez você tenha que gastar sola de sapato para conseguir mais informações, mas se vc tem acesso a internet (e se vc está lendo este post, deve ter), basta fazer uma busca rápida no Google. Isso pode mudar a sua vida, porque todos os ítens que eu falei antes podem estar presentes aqui. Cultura, relacionamento, mentores e palestras e workshops.

Eu mesmo participo de um desses grupos na minha cidade, Campinas, coordenado pelo Cassio Corazzari, o evento se chama IDHEALL (Desenvolvimento Humano Essencial para todos). Aliás, se você está em Campinas ou na região, eu te convido a participar desse evento, que acontece no último sábado de cada mês e conta com palestrantes de primeira, inclusive alguns reconhecidos internacionalmente (como Carlos Hoyos, Alexandre Ribas, dentre tantos outros). Ah, e se você resolveu ler este texto até aqui, tenho outra notícia bacana. Eu vou palestrar ao lado do Cassio no dia 24 de junho de 2017, a partir das 9h da manhã nesse evento, que acontece no auditório do Sest Senat em Campinas. Vai ser muito bacana poder falar de comunicação, linguagem e de como se comunicar mais efetivamente através das novas ferramentas de marketing na internet. Para assistir existe uma pequena taxa para auxiliar na manutenção do evento, mas é só. Afinal, a idéia dele é fazer com que o conhecimento chegue as pessoas certas exatamente quando elas mais precisam. Pra garantir a sua vaga, clique aqui que você vai ser redirecionado a página do evento.

E é isso. Espero que essas idéias sirvam pra te dar um norte sobre como mudar de divisão no seu jogo da vida.

Grande abraço e te espero por lá!

Anderson Palma é o Sócio Fundador da Palma Marketing, agência que faz Consultoria de Marketing Digital e Vendas, com foco em Marketing Digital, Content, Inbound, Tripwire e Growth Hacking. Para se conectar com ele, envie uma mensagem!