Fazer marketing para empresas “brick and mortar” (empresas físicas de serviços), não é fácil. E se você é um restaurante passando pelo meio de uma crise, como a que o Brasil esta vivenciando hoje, é mais complicado ainda. Pra te ajudar, resolvemos pegar 12 das melhores dicas de marketing para restaurantes no Brasil. Aliás, a maior parte dessas dicas não serve apenas para restaurantes, mas também para bares, padarias, academias, imobiliárias, enfim, qualquer negócio físico, especialmente de serviços.

12 Dicas de Marketing Online para Restaurantes

Antes de fazer marketing, é importante (e muito bacana da sua parte, se quiser ter sucesso no que faz) entender que existem muitas variáveis e dificuldades no seu trabalho, mas que seus concorrentes sofrem como você. E muito vai ter que ser feito antes de se obter resultados efetivos na sua empresa. Por isso, a minha primeira dica é para que você:

Line of Business

Dica 1: Conheça os seus competidores

A primeira coisa que você precisa fazer, é conhecer o seu mercado. Conhecer o seu mercado, implica explicitamente que você conheça o seu restaurante com a palma da mão, assim como você precisa conhecer o restaurante do seu concorrente. Sim, é algo mais difícil de fazer, mas o que te custa uma vez por mês sair do seu restaurante e comer no vizinho? Sim, estou falando sério. Não tem maneira melhor de avaliar de verdade do que ver como outros trabalham. Ver seus erros, seus acertos. Isso vai servir para que você entenda inclusive se ele é seu concorrente ou não. Dica Pro: Vá em “modo espião secreto”. Assim você consegue receber o mesmo tratamento que clientes comuns receberiam. Depois que sair do seu competidor, pense em como foi atendido, como estava o ambiente, a comida, a cadeira. Compare com a sua empresa e se coloque no lugar de cliente. Você ficou realmente satisfeito com o que recebeu?

quem sou eu?

Dica 2: Saiba quem você é

Sei que pedi na primeira dica para que você se conhecesse, assim como o seu concorrente. Mas vamos nos aprofundar ainda mais em você agora. Você sabe quem é você? onde você quer estar em 1, 2 ou 5 anos? Quais valores você considera importantes? Qual o seu lema? E depois de pensar em tudo isso, tente ver se você pratica o que você gostaria. Se não, esse é o momento de mudança. Personalize a sua empresa de acordo com o seu pensamento e interesses. Se você tem sócios, veja se eles estão alinhados na mesma direção. Assim, você pode ter certeza de que estão todos caminhando na mesma direção.

dentista

Dica 3: Conheça os seus clientes profundamente

Quem não conhece seus clientes não vende. Sugiro fortemente que você tenha algumas personas, para facilitar o seu tipo de atendimento, se adequar e vender cada vez mais. Talvez você precise de ajuda profissional neste sentido, mas mesmo que você não tenha, se tiver um faro apurado para os negócios, pode começar a tentar entender quem frequenta o seu estabelecimento e assim aumentar o laço desse relacionamento. A melhor alternativa para se descobrir que é o seu cliente é montar suas Personas. Se você não sabe, Personas (também chamados de Avatares) são a personificação do seu cliente ideal. Ou seja, uma fatia do seu público alvo, muito específica e para quem você mais quer vender os seus serviços. Essas são normalmente a fatia mais interessante de se vender e podem trazer muito mais lucro para você. Depois que conhecê-lo tão bem assim, poderá praticamente se colocar no lugar dele antes de pensar em fazer qualquer coisa, de uma simples mudança de cardápio até uma alteração de preços, sem que isso impacte negativamente o seu cliente. Se precisar de ajuda, fale comigo que eu te ajudo nesta etapa.

Funil de conversão Hubspot

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Dica 4: Conheça o seu funil de vendas

Como as pessoas que te conhecem , seus clientes, chegaram até você? Qual o caminho percorrido? Como ele ficou sabendo de você? Isso é primordial para você entender o que funciona e o que não funciona. Simples assim. Não adianta fazer algo que não pode ser medido, porque o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Se você sabe exatamente como o seu cliente chegou até você, vai poder melhorar esse caminho, facilitar a vida do seu cliente para que ele volte e trazer mais pessoas pelo mesmo caminho ou por caminhos diferentes. Mas entenda como isso acontece, é fundamental.

Como Construir a sua Ferramenta de Automação de Marketing com Ferramentas Gratuitas

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Dica 5: Entenda o seu mercado

Saber se é possível crescer é primordial. Qual o tamanho do seu mercado hoje? Qual a viabilidade econômica dele? Dá pra crescer? Você deve dominar essas informações em ordem de prosseguir.

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Dica 6: Trabalhe em prol do seu objetivo

Ok, até agora, você já entendeu a base da sua empresa, quem ela é, quem são seus concorrentes, seu mercado e os seus clientes. Chegou a hora de usar essas informações para trazer mais gente para o seu estabelecimento, certo? Então, não se esqueça de trabalhar em prol do seu objetivo, seja ele qual for: De crescer, aumentar suas unidades, melhorar o atendimento, não importa. Ele precisa ser perseguido com afinco e os impedimentos para que ele aconteça devem ser resolvidos. Por isso lá vem a dica de número 7:

screen clinica realize

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Dica 7: Tenha um site profissional (com Blog)

Esse erro é fatal mas a maior parte dos estabelecimentos físicos pensa que por terem um negócio físico não precisam estar na internet. E esse é um erro tremendo. As pessoas não usam a internet para comer, mas elas usam a internet para todo o resto. Inclusive para ter mais informações sobre o restaurante que ela ouviu falar. Por isso, se você ainda não tem um site, faça um, e que seja profissional, não construído pelo seu “sobrinho”. O que você ganha com isso? Você ganha a sua casa na internet. Um lugar para chamar de seu. E mais do que isso, você terá um ponto de conversão, onde você poderá informar sobre serviços como delivery, promoções, vídeos. Isso é imprescindível para a sua estratégia de resultados.

garota mostrando gráfico de ascensão

Palma Marketing Digital de Resultado

Dica 8: Faça SEO

Se você não conhece, esse é o nome do trabalho executado para que o seu site seja rankeado pelos mecanismos de busca (ou seja, que o Google veja o seu site e mostre ele quando alguém fizer uma busca relacionada). É um trabalho a longo prazo, não tem nenhuma garantia de que você vá aparecer na primeira página (se te prometerem isso, fuja, é mentira), mas é a única maneira de receber um aumento progressivo de visitas ao seu site sem que você tenha que pagar por elas. Para entender um pouco melhor isso tudo, quando alguém vai ao Google buscando por uma informação como por exemplo:

“Restaurante de Frutos do Mar na cidade de Campinas”

Você, sendo neste exemplo, um restaurante de frutos do mar, estabelecido na cidade de Campinas e com vontade de vender, quer que o Google mostre a sua página como alternativa para que o cliente possa te encontrar. É importante entender que o Google tenta mostrar apenas as informações que ele considera relevantes para quem busca informações nele. Por isso, o seu site deve ser otimizado para SEO. Assim, ele vai ser encontrado e mostrado como opção quando alguém fizer essa busca. E mais, como continuação desse trabalho, essa pessoa poderá se comunicar com você pelo site e ter até mesmo uma reserva agendada diretamente pela internet. Bacana, não é? Faça um trabalho de SEO bem feito que você não vai se arrepender!

ATRAIA

Dica 9: Tenha páginas ativas nas principais redes sociais

Não usa a internet, certo? Depois do seu site, a mudança mais expressiva que você pode ter é criar e atualizar constantemente os seus perfis das redes sociais. Você pode começar pelo trio Facebook, Youtube e Instagram. Depois, use outras redes sociais e serviços que trabalhem com geolocalização, caso do Waze, Google Maps e Foursquare. Se houverem outras redes sociais interessantes ao seu negócio, use-as. É primordial que você tenha belas fotos no Instagram, que tenha uma página de serviços com posts bacanas no Facebook e vídeos que divirtam e eduquem no Youtube. Recomendo uma estratégia de conteúdo, com informações úteis e não apenas comerciais. Na Palma Marketing trabalhamos com diversos restaurantes e oferecemos este tipo de trabalho (gestão de redes sociais), já que ele traz muitos resultados para nossos clientes. Se você não tem nenhuma rede social, primeiro crie as suas contas, esse é o primeiro ponto a ser analisado. Depois disso, crie um calendário editorial e faça as postagens de acordo com o proposto. Dica Pro: não subestime o poder das redes sociais de maneira alguma, tendo muito cuidado com o tom de voz da sua marca e com a sua identidade visual!

CONVERTA

Dica 10: Tenha promoções em sites de cupons e compras coletivas

Sei que vai parecer clichê, mas estar presente em sites de cupons como Peixe Urbano, Groupon, Saveme, pode ser um bom negócio. Sei que a taxa cobrada pela maior parte dessas empresas é surreal mas vale cada centavo. Pense nisso como uma permuta que é paga com seu serviços e pode trazer novos clientes que depois de conhecer o seu estabelecimento podem voltar. Mas não se esqueça, nunca fique abaixo do seu custo, isso é possível mas você precisa fazer algumas contas para entender como funciona.

 

magica

Dica 11: É hora de anunciar

Quer levar pessoas mais rapidamente para o seu estabelecimento? Então comece a anunciar. Sim, as opções são muitas, mas elas existem. E onde anunciar? Isso vai depender do que você espera e do quanto pode gastar. Minha recomendação é que você não pense em Marketing como algo online ou offline, mas sim como algo integrado. Dessa forma, fica mais fácil para você decidir. Outro ponto importante a ser analisado é o ROI. Esse é o Retorno sobre o Investimento. O quanto você vai investir depende exclusivamente do quanto você recebe de volta. Fiz um vídeo recentemente falando sobre o assunto para que você entenda um pouco do funcionamento dessa métrica de negócio. Se resolver usar o facebook para impulsionar suas publicações, tem um outro vídeo bem bacana aqui. Além destas possibilidades, existem diversas outras. O Google Adwords (que inclui o Youtube e Google +) é a opção mais conhecida mas você também pode usar o Facebook Ads (que incluem o Instagram), LinkedIn… As possibilidades são grandes. Mas não esqueça de ter o foco principal no seu objetivo e assim o sucesso da ação virá.

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Dica 12: Faça parcerias

Ninguém vive sozinho. Ninguém tem resultados sozinhos. Parcerias como uma agência de publicidade, consultoria de marketing, negócios locais parceiros e seus fornecedores são fundamentais para que você obtenha resultados efetivos. Não menosprezes essas possibilidades e tenha parcerias de qualidade!

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Dica Extra: Faça mais promoções

Use promoções especiais. Que tal um cartão fidelidade? Enviar Emails para os seus clientes sempre que tiver algo diferente? Avisar o prato que você vai ter em determinado dia? Não pense duas vezes em oferecer mais do que o seu cliente pediu. Ele vai te adorar por isso.

 

Conclusão:

Seu cliente deve ser colocado no centro do seu negócio. Se isso acontecer, fica muito mais fácil de vender e conquistar cada vez mais clientes fiéis e interessados em você. Se você conseguir chegar nesse ponto, fique tranquilo seus resultados só tendem a aumentar, independente de qualquer crise!

 

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