On Telecom: Otimização em momentos de crise.
Esse case é especialmente especial para mim.
Não trabalhei nesse case como consultor, mas sim botando a mão na massa e coordenando o departamento de Marketing Digital, dentro da empresa.
Hoje, lembro do case da On Telecom como um exemplo para entender realmente o que é otimização em momentos de crise. Vamos a ele:
Por 1 ano e meio, encarei projetos e atividades tão diversas quanto gerenciar equipes internas e agências, organizar eventos (como corridas e festas de carnaval), gerenciar budgets milionários, criar sites e projetar aplicativos.
Cada uma dessas tarefas foi fantástica, tanto em experiências quanto em aprendizado, mas aquela que realmente mexeu comigo foi o projeto de otimização de conversão da empresa.
O case, eu conto a seguir:
OTIMIZAR JÁ
Fim de 2014. A ON Telecom aumentava o seu Share of mind a passos largos, em um ritmo alucinante. A empresa não havia sido criada para ter lucro inicialmente, mas sim para crescer e ser vendida, como acreditava George Soros, um dos principais investidores.
Apesar dos altos custos, o alto investimento estrangeiro crescia exponencialmente.
Isso é, até que as eleições vieram e confirmaram Dilma Roussef no poder novamente.
Esse foi um golpe muito grande para a empresa, que não viu futuro no país e teve seus investimentos cortados pela metade.
E qual o primeiro lugar onde são cortados os gastos em qualquer empresa grande ao vivenciar uma crise?
Se você achou que eu ia falar marketing, acertou.
Então nos perguntamos nesse momento:
“A verba de Marketing foi cortada pela metade. E agora?”
Então vivenciamos um momento de escolhas, onde apenas as melhores estratégias e mídias sobreviveriam, nada mais de desperdício.
Desligamos a agência de publicidade que fazia um trabalho (até muito bem feito, diga-se de passagem), cortamos verba de anúncios, blogs patrocinados e Redes Sociais.
Mas fizemos dois investimentos tão acertados quanto interessantes.
Adquirimos ferramentas de automação de Marketing e de otimização de conversão.
A estratégia usada agora seria a do Inbound Marketing, trabalhando conteúdo de qualidade e otimizando conversões.
E então, ao otimizamos nossos funis de conversão, pasmem…
Dobramos os nossos resultados com a metade da verba!
Mais dois meses e nova redução pela metade.
Novas idéias, novos funis de conversão e otimização e mais uma vez melhoramos nossos resultados, apesar dos pesares.
Foi a primeira vez que pensei mais profundamente sobre isso, mas a bonança nem sempre é o momento ideal para o crescimento.
Na verdade, costuma ser o oposto já que em uma crise, somos obrigados a sair de nossa zona de conforto e buscar resultados melhores.
“O crescimento vem em momentos de dificuldade. Quando ninguém mais pode te ajudar”
Mas é importante frisar que estes resultados só foram tão satisfatórios porque a equipe de Marketing e de TI foi competente o suficiente para resolver estes “pepinos” sem precisar de auxílio externo.
Uma espécie de colegiado de “Growth Hacking“.
E a sua empresa, já sabe como fazê-la crescer neste momento de crise?
Você tem o conhecimento necessário para fazer a sua empresa dar a volta por cima?
Eu posso te dar uma mãozinha.
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