On Telecom: Otimização em Momentos de Crise

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On Telecom: Otimização em Momentos de Crise

On Telecom: Otimização em momentos de crise.

Esse case é especialmente especial para mim.

Não trabalhei nesse case como consultor, mas sim botando a mão na massa e coordenando o departamento de Marketing Digital, dentro da empresa.

Hoje, lembro do case da On Telecom como um exemplo para entender realmente o que é otimização em momentos de crise. Vamos a ele:

Por 1 ano e meio, encarei projetos e atividades tão diversas quanto gerenciar equipes internas e agências, organizar eventos (como corridas e festas de carnaval), gerenciar budgets milionários, criar sites e projetar aplicativos.

on telecom

Site on telecom

Cada uma dessas tarefas foi fantástica, tanto em experiências quanto em aprendizado, mas aquela que realmente mexeu comigo foi o projeto de otimização de conversão da empresa.

O case, eu conto a seguir:

OTIMIZAR JÁ

Fim de 2014. A ON Telecom aumentava o seu Share of mind a passos largos, em um ritmo alucinante. A empresa não havia sido criada para ter lucro inicialmente, mas sim para crescer e ser vendida, como acreditava George Soros, um dos principais investidores.

George Soros

George Soros

Apesar dos altos custos, o alto investimento estrangeiro crescia exponencialmente.

Isso é, até que as eleições vieram e confirmaram Dilma Roussef no poder novamente.

Esse foi um golpe muito grande para a empresa, que não viu futuro no país e teve seus investimentos cortados pela metade.

E qual o primeiro lugar onde são cortados os gastos em qualquer empresa grande ao vivenciar uma crise?

Se você achou que eu ia falar marketing, acertou.

Então nos perguntamos nesse momento:

“A verba de Marketing foi cortada pela metade. E agora?”

Então vivenciamos um momento de escolhas, onde apenas as melhores estratégias e mídias sobreviveriam, nada mais de desperdício.

Desligamos a agência de publicidade que fazia um trabalho (até muito bem feito, diga-se de passagem), cortamos verba de anúncios, blogs patrocinados e Redes Sociais.

Mas fizemos dois investimentos tão acertados quanto interessantes.

Funil de conversão Hubspot

Funil de conversão Hubspot

Adquirimos ferramentas de automação de Marketing e de otimização de conversão.

A estratégia usada agora seria a do Inbound Marketing, trabalhando conteúdo de qualidade e otimizando conversões.

E então, ao otimizamos nossos funis de conversão, pasmem…

Dobramos os nossos resultados com a metade da verba!

Mais dois meses e nova redução pela metade.

Novas idéias, novos funis de conversão e otimização e mais uma vez melhoramos nossos resultados, apesar dos pesares.

Foi a primeira vez que pensei mais profundamente sobre isso, mas a bonança nem sempre é o momento ideal para o crescimento.

Na verdade, costuma ser o oposto já que em uma crise, somos obrigados a sair de nossa zona de conforto e buscar resultados melhores.

“O crescimento vem em momentos de dificuldade. Quando ninguém mais pode te ajudar”

Mas é importante frisar que estes resultados só foram tão satisfatórios porque a equipe de Marketing e de TI foi competente o suficiente para resolver estes “pepinos” sem precisar de auxílio externo.

Uma espécie de colegiado de “Growth Hacking“.

E a sua empresa, já sabe como fazê-la crescer neste momento de crise?

Você tem o conhecimento necessário para fazer a sua empresa dar a volta por cima?

Eu posso te dar uma mãozinha.

Fale comigo agora!

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Habilidades

Postado em

Fevereiro 27, 2016