Google Talk era um software especialmente concebido para as mensagens instantâneas na Internet. Também era possível enviar ou receber mensagens de texto. Um plug-in ajudava a nível de som e imagem, o que o tornava mais amigável, se tínhamos as ferramentas necessárias. Google Talk foi suspenso pelo Google, que o substituiu pelo Google+ Hangouts. Quer saber Tudo sobre o Google Talk? Então dá só uma olhada!

Google Talk

Google Talk

Tudo sobre o Google Talk

Principais funcionalidades

  • Mensagens: Possibilidade de conversar em tempo real on-line através de mensagens escritas. Um sistema de status indica se os contatos estão on-line, ou não. A publicação do status escrito também informa sobre o que fazemos ou pensamos fazer.
  • Transferência: o Google Talk fornece uma função de transferência de um arquivo de um contato para outro. É possível enviar ou receber arquivos de áudio, imagens ou outros. Esta função economiza tempo porque evita passar por e-mails ou outros alojadores de arquivos.
  • Chamadas: fazer chamadas entre dois PCs é possível, desde que ambos estejam conectados à Internet. É possível fazer conferências on-line entre duas ou mais pessoas. Os contactos são os mesmos que os do Gmail. É preciso abrir uma conta do Gmail para utilizá-lo.

Configurações necessárias

  • Sistema Operacional: Windows XP, Vista, Seven e 8.
  • Processador: Pentium IV ou equivalente.
  • Memória RAM: 512 Mb, no mínimo.
  • Espaço de disco: 5 Mb.
  • Placa de som compatível com o Windows.
  • Webcam e microfone para a conversa de vídeo.
  • Conexão à Internet.

Vantagens

  • Fácil de usar e de manusear.
  • Interface gráfica leve e amigável.
  • Automaticamente compatível com uma conta do Gmail.

Desvantagem

  • Obrigação de abrir uma conta do Gmail.
google-hangouts

google-hangouts

top-10-chat-apps

top-10-chat-apps

Substituição

O Hangouts é o novo sistema de bate-papo padrão do Google e possui integração com todas as suas plataformas. O aplicativo é uma versão atualizada do antigo Google Talk, que ainda pode ser acessado dentro do Gmail. Embora o mensageiro moderno possua mais recursos, há quem sinta falta do antigo visual do Google Talk. Se esse é o seu caso, saiba como retornar ao GTalk e matar as saudades. Outra opção para se livrar do Hangouts (muito embora eu não veja motivo, já que esse é simplesmente um dos melhores apps de chat do momento), é aderir a apps como Whatsapp, Facebook chat e Viber, que fazem praticamente o mesmo serviço de chat, com ótimos recursos e em alguns pontos até saem na frente do novo hangouts. Mas enfim, para matar a saudade, segue uma maneira de conseguir usar o antigo chat do Google!

Passo 1.

Clique na seta ao lado do seu nome no menu do Hangouts. Em seguida, clique na opção “Voltar para o bate-papo antigo”.

Passo 2.

Na nova janela, clique em ”Voltar para o bate-papo antigo”. Ao fazer isso, o Gmail será recarregado, mas a versão antiga do Talk será exibida ao invés do Hangouts.

Passo 3.

Caso tenha mudado de idéia e queira habilitar o Hangouts mais uma vez, clique na seta ao lado de sua foto e, em seguida, em “Experimente o novo Hangouts”.

Pronto! A mudança é possível já que os dois serviços possuem o mesmo protocolo. Aproveite.

Vale lembrar que, sem o Hangouts, o usuário perde o acesso a conversas com fotos, emoticons animados e vídeochamadas em grupo grátis. Use a tabela abaixo para escolher qual a melhor solução.

Os recursos marcados como Todos estão disponíveis no bate-papo do Hangouts na versão baseada na web dos aplicativos do Gmail, do Google+, da extensão do Google Chrome, do Android e do iOS.

 

mautic is open source marketing automation