Todos vocês devem ter ouvido aquela frase super conhecida do Henry Ford…

“Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Mas não sei qual a metade inútil…”

Pois bem. Até a chegada da internet, a maior parte das empresas dependiam muito mais de talento do que de números.

Qualquer empresa que quisesse estar a frente, precisava de executivos que entendiam muito bem as necessidades dos seus mercados e entregavam essas necessidades.

E não é que essa realidade tenha mudado tanto assim, mas a internet trouxe muitas ferramentas novas para mensurar e otimizar os resultados das empresas, ajudando com uma visão mais realista dos seus mercados e não simplesmente de palpites.

Mas de repente, chegou a internet. A era dos números, de Custos de Aquisição, de Retorno sobre o Investimento. E o marketing se democratizou.

Mas mesmo assim, uma parte muito grande das empresas, continuou dando “palpites educados” sobre o rumo dos seus negócios.

As empresas físicas em especial, continuam sofrendo demais até hoje, afinal, como medir o impacto real das suas interações, em especial das online?

A verdade é que existem muitas maneiras de se medir o impacto de marketing, mas nenhuma delas muito efetiva. Atribuir vendas a determinado canal ou tipo de publicidade era impossível até agora.

Mas o Facebook (outra vez) lançou uma funcionalidade que vai revolucionar o marketing da sua empresa.

O Facebook Offline Events é a nova ferramenta do Facebook, capaz de rastrear as vendas feitas de forma offline e linkar cada uma delas a interações feitas dentro da ferramenta.

Essa função não serve apenas para empresas físicas, mas pra entender melhor como o Facebook Offline Events funciona, imagine que você tem um negócio físico, como um restaurante, por exemplo, e começou a fazer anúncios no Facebook. Como saber se seus anúncios estão funcionando?

Simples.

Você sobe uma lista de suas vendas realizadas e a ferramenta consegue cruzar dados para te informar se o Facebook mostrou algum anúncio para essa pessoa, qual anúncio foi mostrado e quando isso aconteceu. É a prova que você precisava para saber se seu marketing está funcionando ou não.

Precisa de ajuda para implementar essa função? Então abaixo segue um tutorial, baseado no material do Digital Marketer, pra te ajudar:

Eventos Offline do Facebook: O que isso quer dizer para a sua empresa?

Primeiramente, você precisa ter uma conta do Business Manager do Facebook.

Eventos Offline do Facebook: O que isso quer dizer para a sua empresa?

Depois de clicar em “Upload Offline Events“. Na próxima página você vai ver um pop-up, muito parecido com as custom audiences:

Nesse momento, você vai poder fazer o upload dos seus dados. Esses dados, são aqueles dados Offline, onde você vai poder checar se alguma dessas pessoas já viu ou clicou em alguma das suas campanhas anteriores.

Você também pode inserir os descritivos e identificadores de cada campanha. É só preencher os campos e depois que você preencher o maior número possível de campos, vai ver uma página como essa…

E partindo disso, você também tem a habilidade de criar lookalikes e audiências customizadas.

Para ver como suas conversões são atribuídas as campanhas do Facebook, selecione offline conversions na coluna “delivery”.

Eventos Offline do Facebook: O que isso quer dizer para a sua empresa?

Pronto! O Facebook vai validar e informar você do volume de conversões relacionadas a suas campanhas do Facebook!

E você, precisa descobrir como mensurar e acompanhar suas vendas? Fale comigo!

Um grande abraço e até mais!

Sobre: Anderson Palma é consultor, especialista em Growth e Inbound Marketing. Já passou por agências e áreas de Marketing de grandes empresas no Brasil e no exterior e hoje comanda alguns projetos sensacionais como aPalma Marketing. Anderson compartilha histórias encantadoras sobre marketing, publicidade e propaganda, social media e inovação. Siga seu perfil para acompanhar as próximas!

Este artigo foi baseado em “Facebook Offline events: what this means for marketers?” do Digital Marketer.

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