Como Construir a sua Ferramenta de Automação de Marketing com Ferramentas Gratuitas

Automação de marketing é uma arma poderosa.

Se bem utilizada, pode fazer com que você faça uma chuva de dinheiro cair direto no seu bolso.

Mas como sempre, tinha que existir um problema, e a pegadinha é a seguinte:

– Ferramentas de automação de Marketing são bem caras.
Se você está apenas começando nesse mundo da automação, saiba que o preço de algumas ferramentas como HubSpot, Marketo e Pardot são intimidadores, com preços de até $ 3.000 / mês (sim, isso em dólares).

Não sei a cotação do dólar no dia em que você está lendo essa matéria, mas no momento em que estou escrevendo ela, isso seria o equivalente a uns R$12.000,00 por mês.
Claro que existem soluções de menor custo como o Infusionsoft e até algumas ainda mais baratas, como você pode ver nessa matéria falando sobre opções de ferramentas de automação de marketing para pequenas empresas.

Mas mesmo $100 dólares por mêspode ser um um grande compromisso quando você não tem dinheiro nenhum entrando.

Por isso eu trago novidades. Eu vou te ensinar a montar a sua ferramenta de automação de marketing do zero, sem custo algum e com o máximo de funcionalidades possíveis! Foi isso mesmo que eu disse: CUSTO ZERO. Você paga NADA. NIENTE. Vamos lá?

7 Sinais de que a sua Empresa precisa de um Software de Automação de Marketing

7 Sinais de que a sua Empresa precisa de um Software de Automação de Marketing

Como Construir a sua Ferramenta de Automação de Marketing com Ferramentas Gratuitas

Primeiro é bacana de entender: O que que a baia… ooops, automação de marketing tem?

Vamos olhar para alguns recursos e funcionalidades obrigatórios em qualquer ferramenta básica de automação.

Saiba que existem muitas outras funções em algumas ferramentas, mas nós vamos com o básico.

Como Construir a sua Ferramenta de Automação de Marketing com Ferramentas Gratuitas

Como Construir a sua Ferramenta de Automação de Marketing com Ferramentas Gratuitas

1- Content Management System (CMS):

O sistema de gerenciamento de conteúdo é o cérebro do seu site. Ele permite que você adicionar novas páginas ou posts e edite todo o conteúdo sem ter que usar qualquer código.

Faremos com: WordPress
Será que eu preciso mesmo explicar porque usaremos WordPress?

Então lá vai. Ele é gratis.

Quase metade da internet usa ele.

O código é open-source, ou seja, muita gente contribui para deixá-lo melhor a cada dia.

Existem milhares (não estou exagerando) de temas, plugins, extensões e widgets que o tornam facilmente na primeira escolha de qualquer pessoa que se importe com o conteúdo.

Para instalar, você vai levar menos de alguns cliques e vai ter tudo pronto para usar, sem precisar ter conhecimento técnico algum.

Ok, já disse mais do que o suficiente, se não consegui te convencer ainda, tenho certeza de que ninguém consegue!

Como Construir a sua Ferramenta de Automação de Marketing com Ferramentas Gratuitas

Como Construir a sua Ferramenta de Automação de Marketing com Ferramentas Gratuitas

2- Automação de Envios de Email:

Entregar as mensagens certas nos momentos certos para cada tipo de segmento da sua lista é primordial para uma automação de marketing eficiente.

Você pode até não acreditar, mas a maior parte dos especialistas em Marketing Digital (eu incluso), conseguem ter muito mais resultado com estratégias de automação de email marketing do que com tv, por exemplo.

É sem dúvida um dos meios mais rentáveis de se conseguir vendas!

Faremos com: MailChimp / Sendinblue

MailChimp é uma ferramenta grátis quando você tem menos de 2.000 usuários em suas listas de email, para enviar até 12k emails por mês.

É fácil de integrar ele com o WordPress, dá para implantar formulários no seu site facilmente sem saber sequer HTML e CSS.

O recurso de resposta automática é pago no Mailchimp, mas você não precisa usar esse recurso no inicio, e quando precisar, ele custa só $10 por mês. Vale a pena.

O Sending Blue é bem parecido com o Mailchimp em funcionalidades, mas incluí essa opção aqui porque ela tem um autoresponder básico e gratuito para o mesmo número de usuários que você teria no Mailchimp: 2k pessoas.

Além envio de mensagens para sua lista, você também pode usar tanto o MailChimp quanto o Sendinblue como uma forma de portão para os seus conteúdos que venham a usar iscas digitais.

3- Analytics:

A automação de marketing é regida por números.

E o que seria de nossa bela ferramenta se não tivessemos ao menos uma ferramenta de análise de dados?

Exatamente por isso, vamos utilizar o Google Analytics.

Pode não ser a opção mais bonita, mas traz muitas informações úteis e a certeza de estar sendo bem sucedido em seus esforços.

Faremos com: Google Analytics / Mixpanel

O Google Analytics é facinho de instalar. Em alguns minutos você começa a monitorar o GA de dentro do seu WordPress, através de um código de monitoramento.

A partir daí, você vai saber quantas pessoas visitam o seu site, o que foi visto, baixado, como chegaram até o seu site e muito mais.

Olha, honestamente, eu não pense que é uma ferramenta “fraquinha”, porque não é. Já trabalhei com empresas bilionárias que usam o Google Analytics, então não venha me falar que ele não serve para você.

Agora, se você é super fera no GA e quer tentar algo novo para colocar funcionando ao lado dele, sugiro o Mixpanel. É uma solução maravilhosa de Análise, mas tem um foco diferente: Em ações, ao invés de páginas. Portanto, instale o Mixpanel junto com o GA e seja feliz!

Como Construir a sua Ferramenta de Automação de Marketing com Ferramentas Gratuitas

Como Construir a sua Ferramenta de Automação de Marketing com Ferramentas Gratuitas

4- Gestão de Redes Sociais:

Ok, pra começar, é importante frisar que as redes sociais não são um meio facilmente controlável de se navegar, mesmo que você use as ferramentas caras de gestão de Marketing.

Mas precisamos dele para que o compartilhamento de nossas publicações ocorra e por isso eu não abriria mão de uma boa estratégia de Social.

Além de postar muita coisa nas nossas redes sociais, compartilhar conteúdo também é uma outra boa prática que podemos usar através de ferramentas automatizadas de marketing.

Faremos com: Hootsuite / Buffer

O trabalho de compartilhamento dos posts alheios, também chamado de Curadoria, é muito importante para que você construa sua audiência. Através dessas duas ferramentas (pode escolher uma que você goste mais, ok?), você pode programar automaticamente o envio de coisas interessantes que você achar enquanto navega pela web.

De uma única plataforma você pode postar automaticamente para o Facebook, Twitter, LinkedIn, Google + e outras redes, escolher os dias e horários que essas publicações serão feitas e ainda por cima acompanhar os resultados das suas ações, como engajamento, curtidas, visualizações e muito mais.

5- Teste A / B de Landing Page:

Você já ouviu falar de teste A / B, certo? Se não ouviu, aqui vai uma explicação rápida sobre eles:

Teste A/B é a prática de otimização de certas páginas, visando otimizar um objetivo específico, comparando duas versões diferentes de uma página (título, imagem, texto, etc.).

Faremos com: Google Analytics

Vai soar como novidade para muitos, mas uma das funções do GA é fazer testes A/B. Essa função está lá, escondida em “experiências” e é totalmente gratuito.

6- Juntando as peças:

Existe um grande desafio ao se juntar tantas peças diferente em um único lugar. O principal deles é em relação a esses sistemas se conversarem.

Felizmente, existem milhares de plugins no WordPress que permitem uma maior comunicação com cada um dos sistemas mencionados.

Claro que fica difícil superar um sistema feito apenas para com esse intuito, como o Hubspot ou o Infusionsoft, mas não é nada mal a idéia de montar um sistema como esse sem custo algum, não é mesmo?

*Lembrando apenas que algumas das funcionalidades existentes nesses sistemas mais avançados não podem ser emuladas no WordPress… Ainda… Outras, como o Lead Scoring, análise de visitantes desconhecidos e demais funções não contempladas em nosso pequeno sistema caseiro, podem ser alcançadas incluindo alguns outros softwares a essa equação, como o Yoast para S.E.O., o Leadin ou o Leadout (sua versão open source), do Hubspot, que é gratuito e oferece maravilhosas funcionalidade, sem custo algum!

Enfim, por hoje é só, mas não se esqueça de testar, as coisas vão começar a fazer muito mais sentido para você depois disso!

É fácil automatizar o seu marketing. Se precisar de ajuda, eu posso te ajudar…

SAIBA COMO

Um abraço e até a próxima!