Automação de Marketing Grátis com o Hubspot: Como montar a sua!

Você já viu que a gente fala bastante aqui sobre automação. Mas até o momento, era necessário fazer uma verdadeira “rebelião” para conseguir montar uma solução inteiramente grátis ou até mesmo bem barata, e mesmo assim ela ia mais se parecer com um Frankenstein, uma mistura tão grande e que precisa de tantas conexões que acabam fazendo você ter trabalho demais para montar a sua.

Você também deve ter percebido que aqui na Palma Marketing, a gente é bem fã do Hubspot, não é mesmo?

E que tal, ter um sistema de automação da Hubspot sem gastar nada? Bom, sem gastar absolutamente nada é um pouco forte, afinal, você ainda vai precisar de uma ferramenta para gerenciar o envio de emails sequenciais, como o Mailchimp. Mas todo o resto é do Hubspot e você não paga nem um centavo por isso. Sério! Hoje, a gente conseguiu chegar em uma solução para todos vocês que pensavam que começar no mundo da automação era coisa de cinema.

O Início: Como essa ferramenta surgiu

Como eu já disse, a gente acompanha faz bastante tempo as melhores soluções do mercado. Usamos aqui na Palma Marketing o Mautic, o Hubspot, o Agile e algumas outras soluções em que somos especialistas.

Mas cerca de uns dois anos atrás, surgiu uma ferramenta gratuita, que saiu de dentro do Hubspot, chamada Leadin. O Leadin era um plugin para WordPress que permitia a você ter 1 formulário de captação de Leads, além de acompanhamento dos Visitantes que se transformaram em Leads. Muito bacana e muito promissor, mas nada prático se você quisesse fazer mais do que simplesmente ter um CTA na sua página.

E o Leadin não morreu, na verdade, o projeto continuou e logo foi absorvido novamente pelo Hubspot para que otimizações fossem feitas. E não é que essa mudança de foco saiu melhor do que a encomenda?

Eu recebi esse Email do Hubspot e fiquei muito entusiasmado:

Automação de Marketing Grátis com o Hubspot: Como montar a sua!

[imagem: email do hubspot]

Viram só? Será que as preces de todo empreendedor sem grana para investir em ferramentas de alto custo foi atendida? Se sim, ele teria a possibilidade de integrar um sistema de geração de Leads ao seu sistema de CRM do próprio Hubspot. E foi exatamente isso o que aconteceu.

Agora, além de aumentar imensamente as suas possibilidades de uso, ele pode ser um dos sistemas integrados nativamente mais completos e sem custo do mercado.

Aliás, me desculpe se não falei antes, mas caso você esteja perdido e não saiba o que é um sistema de CRM, dê uma olhada aqui neste link onde eu explico direitinho para você.

E falando em CRM, não sei se você já conhece a solução do Hubspot mas… É a solução perfeita para equipes que querem uma gestão de LEads descomplicada. Claro que você não tem o pacote completo na versão gratuita. Mas se a sua empresa crescer, você poderá facilmente escalar o seu negócio sem mudar de ferramenta.

Automação de Marketing Grátis com o Hubspot: Como montar a sua! – Como Gerar Leads

Você pode (e deve) gerar Leads no seu site. Colocar Calls to Action, Landing Pages e Pop Ups são as maneiras mais tradicionais de consegui-los no seu site. Você pode criar as suas landing pages diretamente no seu site, em subdomínios e até em ferramentas terceiras. Dê uma olhada na nossa seleção:

Landing Pages: 

Unbounce

Pop Ups:

Leadin by Hubspot

Email Mkt e Drip Mail

Mailchimp –

CRM

Hubspot CRM

Automação de Marketing Grátis com o Hubspot: Como montar a sua! – Como Funciona

Simples. Você vai conectar cada uma dessas ferramentas, e começar usar a sua máquina de geração de Leads gratuita em instantes.

Veja o desenho que fiz para deixar tudo ainda mais claro:

Automação de Marketing Grátis com o Hubspot: Como montar a sua!

[gráfico: automação simples]

Não tem magia.

Um modelo simples de uso pode ser o seguinte:

1- Visite o site do LeadIn e cadastre-se grátis.

2- Visite o site do Hubspot e cadastre-se no CRM grátis.

3- Cadastre uma conta no Mailchimp (aconselho a versão grátis inicialmente, que não dá direito a autoresponder mas te dá 2k emails gratis. Caso você esteja ofertando um Ebook, dá pra automatizar mesmo nesse plano grátis. Recomendo que depois que você já tiver uma certa familiaridade com a ferramenta você mude o seu plano e comece a trabalhar com sequências de email)

4- Cadastre-se no Unbounce (conta grátis até 300 visitas) e interligue a conta ao mailchimp;

5- Interligue o Leadin ao seu site (se for WordPress é um plugin, caso contrário usa um javascript disponível no próprio site do Leadin)

6- Interligue as ferramentas Hubspot CRM e Leadin.

7- Interligue as ferramentas Leadin e Mailchimp.

8- Prepare os seus Pop Ups e formulários

9- Comece a coletar Leads e trabalhar aqueles Popups que tem relação com interessados em comprar direto para o seu CRM

Bom, é isso por enquanto. Acredito que este post ainda vai ser atualizado com novidades do Leadin e muitas informações sobre como fazer essa máquina funcionar em sincronia, mas para você começar, é a melhor ferramenta que alguém pode querer!

Um abraço e até a próxima!