Existem bem mais do que 5 motivos para não contratar uma Consultoria de Marketing Digital. Na verdade, existem motivos tanto para você contratar quanto para não contratar. E a decisão depende pura e simplesmente do quão bem informado sobre a situação atual da sua empresa e do seu mercado você está. Claro que para entender adequadamente esse quadro, é necessário ter um mínimo conhecimento geral de Marketing.

Mas o fato é que se você não contratar um consultor, terá que aprender sobre Marketing para fazer por si mesmo. E pode acreditar quando eu digo que vai levar algum tempo para conseguir entender, aplicar e ter resultados fazendo tudo por conta.

Se você decidir que não quer fazer isso tudo sozinho, vai precisar escolher entre:

1- Contratar pessoas para te ajudar a entender e fazer o que tem que ser feito

OU

2- Contratar pessoas para fazer, interna ou externamente.

Eu recomendo sempre a primeira opção. Embora pareça ser mais trabalho (e realmente é), os resultados também acompanham.

Simplesmente contratar uma agência, por exemplo, sem ter alguém da sua empresa que entenda um pouco de Marketing é uma espécie de tiro no pé. Pode até acertar, mas de um jeito ou de outro, não vai funcionar do jeito que você queria.

Ok, ressalvas dadas e dúvidas sanadas sobre o porquê ter um consultor? Então vamos falar um pouco sobre os motivos de não ter um. Mas antes, eu tenho algo a contar pra você. Já vou te enumerar os 5 motivos, mas acho que você precisa entender o porque deles e também a base que tomo quando digo que você provavelmente não precisa de uma consultoria de Marketing Digital (ainda).

Se você tem certeza de que precisa de um consultor, fale comigo para uma análise gratuita de marketing clicando aqui.

Índice:

1- Quem sou eu para te dizer para não contratar uma Consultoria de Marketing Digital

2- Sobre os 5 Motivos para não Contratar uma Consultoria de Marketing Digital

2.1- Motivo 1: Um Consultor de Marketing Digital não vai fazer o seu trabalho.

2.2- Motivo 2: Você não faz ideia do que um Consultor de Marketing Digital pode fazer pela sua empresa.

2.3- Motivo 3: Você não tem a mínima estrutura e está esperando que um Consultor de Marketing Digital opere milagres pelo seu negócio.

2.4- Motivo 4: Seu Produto / Serviço é Ruim (Muito Ruim)

2.5- Motivo 5: Você acabou de abrir a sua empresa e não tem absolutamente nada pronto.

3- Ok, então quando devo contratar um Consultor de Marketing Digital?

4- Conclusão

1- Quem sou eu para te dizer para não contratar uma Consultoria de Marketing Digital

Antes de te dar os motivos, eu preciso te contar um história. Que em parte é também uma confissão. Seguinte:

Eu não comecei a minha carreira com Marketing Digital. E muito menos com Consultoria. E eu tenho apenas 1 ano de experiência em Consultoria de Marketing Digital.

Mas no meio de 2015, quando decidi me tornar consultor, já havia passado por inúmeras experiências que me credenciavam a ser um consultor de sucesso: Havia sido Gerente de loja de cosméticos, Executivo de Marketing no exterior por 4 anos, comandado o Marketing de uma agência de Publicidade por outros 4 anos, atendido diversos clientes de grande porte (como Decathlon, Itaú financiamentos, Odebrecht) e muitos outros de pequeno porte também, gerenciado mais de 20 colaboradores em outra agência, coordenado o Marketing Digital de uma empresa de Telecom com um orçamento de quase meio milhão de reais por mês pra cuidar e um bocado mais…

E olha que nessa última empresa, da área de Telecomunicações, onde gerenciava um orçamento milionário, acabei tendo que descascar um belo abacaxi, quando ela entrou em um profundo momento de crise. E os acionistas estrangeiros, pessoas que apostavam na empresa e que colocavam dinheiro para fazê-la funcionar, deixaram de acreditar nela e no futuro do país após as eleições de 2014. E assim, a empresa e o seu orçamento foram do céu ao inferno em poucos meses…

Foi muito triste ver mais da metade da empresa dispensada de um dia para o outro. E claro, eu fui junto.

E foi aí que veio o abacaxi.

Eu, desempregado, com esposa, duas filhas para criar. Pensando no que fazer da vida.

sem grana

Conseguir outro emprego por perto (moro em Campinas, interior de São Paulo) seria difícil para o momento de crise e para o salário que eu queria.

Mudar para São Paulo seria outra opção, mas… Na verdade eu não queria mudar tanto a minha vida. Era muito confortável estar em uma cidade do interior, manter minhas filhas próximas da minha mãe, de toda a família, nas mesmas escolas…

Naquele momento, abrir uma empresa não me pareceu uma idéia ruim.

Até soou tentador!

E com apenas uma idéia, entre trancos e barrancos e sem nem sequer um plano de negócios ou de marketing, nasceu a Palma Marketing. Fruto da necessidade!

Sofri pra caramba. E ainda sofro, porque começar um negócio do zero não é fácil. Mal planejado então… E se você está lendo este texto, ainda não tem um negócio mas quer começar um, não escute esse povo que diz que é simples. Que é fácil. Se fosse realmente fácil, 27% das empresas que iniciam suas atividades, não fechariam no primeiro ano. E esse número sobe para 56% depois do 4º ano, de acordo com o Sebrae. Pois é, ser um empreendedor é bem mais complicado do que parece.

Claro que no inicio foi mais dificil. Afinal a minha realidade mudou. Se antes todos me procuravam, eu passei a ter que procurar todos. Ninguém liga para quem não tem grana sobrando pra gastar.

Mas logo veio o primeiro, o segundo, meu terceiro cliente. E o quarto também. Uma Clínica de Cirurgia Plástica que gastava muito dinheiro com TV. Em um mês, retiramos a TV e começamos a trabalhar com as redes sociais, Automação de Marketing, algumas Landing Pages e um novo site. Com 3 meses, alcançamos nossos objetivos. Uma redução de Custos de 90%. Um aumento nas vendas de 5%. ROI de 16,5 vezes. SUCESSO, eu pensei.

Venda 2 x +

Mas o ótimo resultado não parecia impressionar os sócios da empresa. Sim, os resultados melhoraram, mas eles não pareciam satisfeitos. Estavam cada vez mais cansados, menos felizes…

Acontece que eles tinham o hábito de “comprar vendas”. Pagavam caro por elas, mas ainda assim, era o que faziam. Depois da minha intervenção, descobriram que era possível gastar menos para adquirir clientes, mas agora eles não podiam mais “comprá-las”. eles teriam que comprar Leads para depois colher as vendas de quem estivesse realmente preparado para comprar.

Agora, todas as suas vendas eram “suadas”. O ciclo de venda era completo e complexo (Visitantes, Leads, Prospects, Clientes, Advogados da Marca). Sua taxa de abertura de Emails era de 40%. Suas vendas iam bem. Mas o sacrifício, o trabalho para se elaborar promoções, criar conteúdo, desenvolver campanhas, acompanhar o trabalho da agência de perto, trabalhar até bem mais tarde não era algo que estavam planejando…

5 Motivos para não Contratar uma Consultoria de Marketing Digital

2- Sobre os 5 Motivos para não Contratar uma Consultoria de Marketing Digital

Enfim, o sucesso tinha o seu preço. Tudo culpa minha, eu sei. Eles subestimaram a quantidade de esforço que um trabalho na internet exige. E tudo porque EU não dimensionei adequadamente o quadro para eles. Eu não alinhei as expectativas do jeito certo.

E assim como cometi esse erro, já cometi outros. Mas o principal é que APRENDI COM MEUS ERROS. E por isso mesmo, acho que seria interessante pra você – que está pensando em contratar uma consultoria em Marketing Digital, levar em conta esses 5 motivos que listo abaixo. Isso vai evitar dores de cabeça e vai te fazer entender se realmente esse é o melhor caminho para você.

Não basta querer. Tem que saber se essa realmente é a sua necessidade. Afinal, o Marketing Digital tem tantas possíveis técnicas, táticas e estratégias, que se não for feito da forma certa, pode acabar mais atrapalhando que ajudando. E Marketing é um ativo que te traz custos ao invés de lucro quando não é bem feito.

Então aí vai o primeiro motivo para não contratar uma Consultoria especializada em Marketing Digital:

Um Consultor de Marketing Digital não vai fazer o seu trabalho

Motivo 1: Um Consultor de Marketing Digital não vai fazer o seu trabalho.

Verdade! Um consultor em Marketing Digital vai te dar conselhos. vai montar estratégias, táticas. Vai usar técnicas diferenciadas para fazer as suas vendas aumentarem. Poxa, ele pode até te ensinar a usar as ferramentas, gerenciar suas equipes internas ou a sua agência em uma ou mais campanhas. Mas não espere que ele faça o seu serviço.

Antes que você me pergunte, o seu papel, como empresa, é o de preparar o seu budget, alinhar expectativas entre o board / acionistas e suas equipes internas, definir preços, contratar funcionários, desenvolver seu plano de negócios… Enfim, acho que você entendeu, certo?

Marketing está inserido em Business, mas é apenas uma fatia dele. O gerenciamento deve ser feito pela empresa. O Consultor está lá para te auxiliar a tomar melhores decisões e escolher os melhores caminhos.

Se ele estiver fazendo o seu serviço, ele não é mais um consultor e vai perder parte da valia. Esse olhar de fora, conhecimento dos mercados, ferramentas e melhores práticas são alguns dos itens que podem te ajudar a tomar a decisão certa e são parte das rotinas dos melhores consultores.

OBS: Se você procura alguém para fazer todo o seu trabalho (a parte de Marketing, ao menos), você tem duas opções:

1- Contrate um Consultor que trabalhe em parceria com boas agências de publicidade. Dessa forma, fica fácil de gerenciar os trabalhos e obter resultados.

2- Monte uma House. Uma agência completa dentro da sua empresa, capaz de pensar, criar e medir os seus resultados. Ela também pode requerer o auxilio de um Consultor de Marketing Digital.

O segundo motivo para você não contratar uma consultoria de Marketing Digital é a seguinte:

Você não faz ideia do que um Consultor de Marketing Digital pode fazer pela sua empresa

Motivo 2: Você não faz ideia do que um Consultor de Marketing Digital pode fazer pela sua empresa.

Sim, eu sei, isso parece óbvio. “Contratar alguém sem ter um objetivo em mente? Que loucura é essa???”

Mas saiba que acontece em uma frequência muito maior do que você imagina. Empresas contratam consultores sem nem imaginar o motivo de fazê-lo. Essa contratação deve ser feita com base em algum problema específico. Você quer aumentar as suas vendas? As suas visitas? O seu engajamento? Reduzir o Churn?

Nunca contrate um consultor (de nenhuma área, isso não serve só pra Marketing) sem antes entender o que ele faz, o que você espera do trabalho dele e qual a dimensão e a quantidade de trabalho requerido da sua parte. Assim, você não vai se desiludir ao fazer essa contratação e vai saber exatamente como contratar da forma certa.

O terceiro motivo é:

 

Você não tem a mínima estrutura e está esperando que um Consultor de Marketing Digital opere milagres pelo seu negócio

Motivo 3: Você não tem a mínima estrutura e está esperando que um Consultor de Marketing Digital opere milagres pelo seu negócio.

Amigo, sinto muito informar mas o último cara que dizem ter visto operando milagres morreu uns dois mil anos atrás.

Sim, é possível que um bom consultor traga ótimos resultados para a sua empresa, mas em alguns casos, é possível que o investimento na melhoria dos seus processos seja mais benéfico do que a contratação de um consultor. Sério. Recentemente recusei um trabalho porque o time de vendas da empresa não tinha capacidade para receber nenhum pedido de vendas a mais por dia. E ele não estava disposto a contratar também. Então, pense no seguinte:

Você precisa construir a base estrutural antes de construir a sua casa.

E se eu fosse contratado e aumentasse o seu número de Visitas, Leads e Vendas. Quem é que cuidaria dessas pessoas?

Seria só dinheiro no lixo. Pense da mesma forma. Sua empresa está pronta para ter mais Visitas? E Leads? E Vendas?

Se a resposta for não, pense bem antes de falar com um consultor. Entenda a sua empresa e a sua capacidade antes de procurar ajuda de alguém que pode até te enforcar mais…

 

Seu Produto / Serviço é Muito Ruim

Motivo 4: Seu Produto / Serviço é Ruim (Muito Ruim)

Vale a mesma máxima do exemplo acima. Mas aqui, com um agravante. Se o seu produto não é bom o suficiente, você vai sofrer lá na frente. Rimou ainda hein? rsss… Mas é sério. Se o seu serviço ou produto for ruim, você pode até ter ótimos procedimentos, maravilhosa equipe e muitas vendas.

Mas se o produto é ruim, você sofre porque nunca vai conseguir manter esse cliente, afinal, não tem mágica que faça um produto ruim se manter no mercado.

Em outras palavras, você precisa descobrir como montar um negócio sustentável por si só. Não adianta criar um negócio que não funciona. Seu modelo de negócios é o item mais importante a ser criado. E não adianta dizer que é difícil. Ser empreendedor é difícil. Se não fosse assim, todo mundo seria um, ao invés de trabalhar em 3 empregos diferentes para conseguir a renda que precisa para sobreviver…

Lembre-se de que consultorias especializadas não são baratas e você não quer pagar alguém para simplesmente dizer que algo não está bom. Você precisa estar aberto a mudanças e pronto para resolver seus problemas com extrema rapidez, já que a maior parte dos consultores trabalham por Fee Mensal ou por hora.

Por isso, esteja preparado antes de chamar um consultor.

E se eu fosse você, isso é o que eu faria:

1- Tenha um site. Sem ele, não haverá o que otimizar de início e o trabalho do consultor fica mais caro.

2- Otimize o seu site para os buscadores e velocidade. Faça SEO. Continuamente. Não é tão difícil, depois que você entende como funciona.

3- Tenha um blog da sua empresa. Marketing de Conteúdo é normalmente o primeiro passo para ter sucesso na internet.

4- Tenha perfis de redes sociais que se alinhem com a sua empresa e interaja nestes locais! Esse é um dos pré-requisitos para se estar na internet. Se engaje. Curta. Compartilhe Conteúdo. Entenda os seus fãs e este novo mundo.

Se você não é capaz de fazer o que eu disse acima, talvez você precise de outro tipo de profissional, não de um consultor. Procure alguém que seja técnico, capaz de fazer mudanças no seu website. Que seja capaz de seguir ordens, tenha boa leitura e trabalhe eficientemente. Pode ser um estagiário ou alguém que tenha aptidão para a área.

Uma outra opção é: Se você tiver dinheiro para fazer isso, contrate um Consultor, uma agência de Publicidade e planeje isso de uma maneira bem organizada. É mais caro, mas pode valer a pena!

ocê acabou de abrir a sua empresa e não tem absolutamente nada pronto

Motivo 5: Você acabou de abrir a sua empresa e não tem absolutamente nada pronto.

Sim, o mundo do Marketing Digital é muito vasto e te oferece inúmeras possibilidades. Mas é claro que se você acabou de criar a sua empresa, não dá pra simplesmente ir contratando uma consultoria. Você vai precisar de muito mais e vai gastar muito dinheiro com isso. Até porque você ainda não tem um produto, uma equipe, um processo. Afinal, o que pode ser melhorado? Tudo tem que ser construído, do início ao fim.

Talvez esse seja o caso em que um Consultor de Marketing Digital não vai te ajudar. Na verdade, você vai precisar de uma boa idéia, um plano de negócios (nada que uma folha de papel não resolva) e disposição para começar.

Se você já tiver isso tudo, sugiro que procure um Growth Hacker primeiro ao invés de uma agência ou de vários consultores. Growth hacker é a pessoa que vai trabalhar alinhando as suas expectativas ao mercado, produto e auxiliando com o seu crescimento diário. O trabalho deste profissional é o de aumentar os seus resultados exponencialmente, crescer empresas e trazer resultados rápidos. É menos filosófico e bem mais científico. Este poderia ser o profissional certo, na verdade para qualquer um dos estágios necessários, inclusive para consultoria de Marketing Digital. E os resultados serão condizentes, eu garanto. Aliás, se precisar de ajuda na área, fale comigo. Tenho certeza de que posso te ajudar!

consultoria de marketing digital palma marketing

3- Ok, então quando devo contratar um Consultor de Marketing Digital?

Depois que você tiver tudo o que listei acima, que basicamente se reduz aos 3 P’s (sim, os famosos 3 P’s do Marcus Lemonis, do programa “The Partner”, traduzido como “O Sócio” aqui no Brazil), você vai ser capaz de contratar um Consultor para te ajudar a melhorar as suas vendas, seus Leads ou qualquer que seja o seu objetivo. Para começar um trabalho mais aprofundado de Consultoria, sua empresa deve ter ao menos 2 dos 3 P’s. Entenda melhor os 3 P’s:

  • Pessoas;

Estas são o mais importante “P” da relação. As pessoas certas são construtivas enquanto as pessoas erradas são destrutivas para um negócio. Tenha ciência de que quanto melhores forem as pessoas em sua organização, melhores serão os seus resultados!

  • Processos;

Como a sua empresa Cria, Entrega e vende. Veja se os passos para que isto aconteça estão funcionando adequadamente.

  • Produtos / Serviços;

Veja se o seu produto é realmente bom ou se você o está superestimando. Se ele é realmente útil, relevante. Se não for, talvez seja a hora de voltar a prancheta…

E se você não tiver mais do que dois destes ítens, sugiro que você procure resolver ao menos um dos ítens e volte a falar com um consultor. Ou com um Growth Hacker, o que você achar que vai te servir melhor.

consultoria de marketing digital

4- Conclusão

Se você estiver procurando ajuda para acelerar o seu crescimento e sabe onde e como você poderia ter alguma ajuda, por favor, procure um consultor de Marketing Digital / Growth Hacker. Se você estiver procurando alguém para resolver todos os problemas da sua empresa (não relacionados a Marketing) e mudar a sua empresa do dia para a noite, consultor algum vai te ajudar. Nada vai te oferecer tão bons resultados quanto conhecer de verdade o seu negócio e aplicar as melhores estratégias nele.

Tenha muito cuidado ao falar com consultores de Marketing Digital, até porque a maior parte está ali apenas pelo dinheiro. O motivo das coisas estarem funcionando para os meus clientes é que apenas trabalho com empresas que eu sei que posso ajudar. Infelizmente, essa não é uma regra seguida pela maior parte dos consultores de Marketing Digital.

Se você precisa de ajuda de consultoria ou de uma equipe de Growth Hackers externa para a sua empresa, fale comigo, agende sua consultoria gratuita.

E você, precisa de um Consultor de Marketing Digital ou de uma reestruturação na sua empresa?

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