Hoje tive uma conversa bem inspirada sobre Marketing e Gerenciamento de Negócios com o meu dentista. Você deve estar se perguntando aí: “Com um dentista? Dentistas não entendem nada de Marketing, não tem nem gerenciamento de negócios na faculdade, a única coisa que aprendem por lá é como extrair dentes!”.

Pois é nobre amigo, compartilhava da mesma opinião que você até hoje pela manhã, mas ele me deu uma aula prática de Marketing, Gestão Lean e até gerenciamento em tempos de crise. E tudo isso em menos de 1 hora. Mas vamos a história:

Ao menos uma vez por ano (eu sei que o recomendável é a cada 6 meses, ok? Prossigamos :) ), costumo visitar meu dentista para verificar se está tudo em ordem e fazer uma “faxina geral”. O Dr. Francisco já é meu dentista faz 5 anos, mas nunca havíamos conversado a respeito do andamento dos negócios antes, talvez porque o assunto crise não era costumaz em nossos diálogos de outros tempos (ou monólogos, se você desconsiderar os grunhidos que se faz ao tentar falar com a boca aberta ou anestesiada).

Ele começou a consulta me dizendo como a crise havia afetado seus negócios.

Ele mantinha este consultório em conjunto com outra dentista e eles perceberam que o número de consultas e procedimentos particulares haviam diminuído. E a conta é simples. Menos pacientes = menos dinheiro. Precisavam se movimentar rapidamente. Pensaram em promoções, novos convênios, mais sócios, enfim, uma infinidade de alternativas. Por fim, decidiram que dispensariam a sua já aposentada secretária-faz-tudo e sua assistente compartilhada e fariam todo o seu serviço. Isso diminuiria consideravelmente os gastos e daria um novo fôlego ao negócio. Teriam que trabalhar mais, mas são ossos do ofício, não é?

Hoje, Dr. Francisco não tem secretária, atende suas próprias ligações, pede autorizações aos convênios, abre a porta e agenda suas consultas. Não estou dizendo que todos devem fazer o mesmo, mas ele entendeu que o custo de ter uma ou mais funcionárias em sua clínica para fazer essas funções, poderia ser melhor aproveitado neste momento, e parece que ele estava certo. Afinal, ele deixou de ter os gastos com assistentes e reduziu seus custos consideravelmente, mantendo a mesma presteza de sempre no atendimento, com muita educação e simpatia. Lição aprendida número 1: Reduza custos sem comprometer a qualidade.

Ele precisou aumentar seu horário de trabalho em algumas horas por dia no inicio, mas depois de se organizar em relação aos seus horários, percebeu que isso não era necessário. Na verdade, ele até diminuiu um pouco o número de consultas realizadas, aumentando o tempo que gastava com cada paciente. Isso aumentou o número de pacientes satisfeitos, assim como o número de procedimentos realizados, já que ele vendia melhor seus serviços e prestava mais atenção as necessidades de cada paciente.Lição aprendida número 2: Trabalhar mais não quer dizer trabalhar melhor. Se organize e otimize o seu tempo!

Como os convênios pagam um valor muito baixo por procedimento, a maioria dos seus colegas deixou de atender os convênios menos significantes financeiramente. Ele fez exatamente o oposto e explicou: “Atendia alguns convênios renomados antes da crise. Depois que percebemos estar no meio dela, aumentei ainda mais esse número, pois assim consigo atrair mais clientes para a clínica. Como a maioria dos convênios não oferece tudo o que um paciente precisa, ofereço os meus serviços para aqueles que precisam de algo além da cobertura oferecida, o que é pago de forma particular e incrementa bastante a renda…” Lição aprendida número 3: A Captação de Leads do Inbound Marketing não vive apenas no mundo virtual. Para criar as melhores oportunidades, aplique essas metodologias também na vida real.

Ele também me disse, que apesar de ter de fazer todas estas tarefas ao mesmo tempo e atender mais convênios que seus concorrentes, ele continua oferecendo um ótimo padrão de atendimento. Ele chama seus clientes pelo nome, lembra dos detalhes das conversas que tiveram nas consultas anteriores e de alguns, sabe até a data do aniversário, devidamente anotados na agenda do seu celular. Mas o mais importante é que ele preza em fazer um ótimo serviço. Por isso, cada cliente atendido traz também o resto da família e indica seus serviços para os amigos e parentes. Lições aprendidas número 4 e 5: Não deixe de trabalhar seu CRM e NUNCA menospreze o poder do Marketing Viral, afinal, o boca a boca ainda é a melhor propaganda! 

Independente da situação da sua empresa, do seu tempo de carreira ou dos problemas que aparecem à sua frente, tente analisar sua situação analiticamente, pense no seu mercado, analise as tendências, mas principalmente, tenha produtos e serviços de qualidade, pois esses são os reais diferenciais da sua empresa. Se até o meu dentista, que nunca teve formação alguma relacionada na área conseguiu, eu tenho certeza de que você também pode! E se precisar de ajuda para criar sua estratégia de Inbound ou Growth, é só deixar um alô aqui nos comentários.

Até a próxima!

Sobre: Anderson Palma é consultor e especialista em Growth Hacking e Inbound Marketing. Já passou por agências e áreas de Marketing de grandes empresas no Brasil e no exterior e hoje comanda alguns projetos sensacionais como o Receitas e Cia e oAgência e Publicidade. Anderson compartilha histórias encantadoras sobre marketing, publicidade e propaganda, social media e inovação. Siga meu perfil para acompanhar as próximas!